Qual o prazo para declaração do Imposto de Renda em 2020?

Qual o prazo para declaração do Imposto de Renda em 2020?

Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu o prazo de uma entrega importante, ou ainda, esqueceu o dia do aniversário daquela pessoa querida. Os motivos podem ter sido muitos e as consequências desagradáveis.

No entanto, as coisas ficam ainda mais graves se a perda do prazo, independentemente do motivo, estiver relacionada à algo estabelecido por lei, como é o caso do prazo máximo do envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Portanto, se você é um contribuinte e não quer pagar imposto em cima de imposto, fique atento às datas para entrega da declaração.

Qual é a data limite para declarar o Imposto de Renda em 2020?

Veja abaixo o prazo previsto para guardar cada tipo de documento:

O Governo Federal ainda não divulgou as datas exatas para o início e o término do envio das declarações este ano. A divulgação será feita, provavelmente, no início de fevereiro.

Porém, com base nos últimos anos, é possível apontar que as declarações terão início no começo de março e terminarão no último dia de abril de 2020.

Qual o valor da multa ao atrasar a declaração de IR?

A multa pode ser de R$165,74 a 20% do Imposto de Renda devido.

Geralmente, a multa mais baixa é dada a quem não possui imposto devido, como é o caso dos declarantes que são obrigados a declarar somente por conta de seus bens com valores superiores a R$ 300 mil.

Já nos casos regulares, onde a pessoa jurídica deve declarar obrigatoriamente suas rendas e possui imposto devido, o cálculo é feito em relação ao tempo de atraso. O valor da multa nessas situações é de 1% ao mês.

Além disso, o contribuinte que atrasar a declaração do Imposto de Renda pagará juros Selic enquanto durar o atraso. Atualmente, a taxa Selic está em 5,5% ao ano.

O que parece pouco pode se transformar em uma verdadeira bola de neve, ainda mais se o seu Imposto de Renda devido for alto.

As implicações de perder o prazo de preenchimento e entrega da declaração podem sair caros, por isso é melhor manter-se alerta e estar com a documentação pronta para o momento de início das declarações.

Além do mais, você sabia que é vantajoso enviar a declaração do Imposto de Renda logo nos primeiros dias? Dessa forma, é possível receber a restituição do imposto, também, nos primeiros lotes de pagamento – caso você tenha reembolso de imposto.

Por fim, mesmo não tendo a data exata de início e término do prazo da declaração do Imposto de Renda em 2020, provavelmente, o período seja de março a abril, certo? Por isso, coloque tudo em ordem desde já.

Necessita de uma consultoria?

A Fambec é uma empresa de Tecnologia e Consultoria focada em prover soluções para a área fiscal, presente no mercado desde 2009, atuando com uma base de clientes em vários seguimentos de mercado tanto empresas nacionais como multinacionais. Além de soluções em softwares, trabalhamos com serviços técnicos, assessoria tributária e compliance abrangendo as esferas, Estadual, Municipal e Federal.

Nossa equipe é formada por especialistas com longa experiência nas tratativas e processos das obrigações acessórias. Comprometidos com resultados em todos os estágios do processo, focados em segurança, qualidade e satisfação dos nossos clientes.

Solicite o contato de um de nossos especialistas!

Fonte:

Leoa Blog

Rua Bélica Barbosa Lima, 46 – Cj. 33  e 34 Vl. Paulo Silas – SP

(11) 2503-0681

(11) 2503-0682