Terceirização da área financeira de empresas cresce no país

Terceirização da área financeira de empresas cresce no país

Processo cada vez mais comum em muitos setores da economia, a terceirização da área financeira das empresas já figura no radar de pelo menos 40% dos escritórios de serviços contábeis, que planejam captar novos clientes para prestar este tipo de serviço.

A tendência foi apontada no estudo “Mapa do Empreendedorismo na Contabilidade 2020 – O Mercado Caminha para a Consolidação?”, recém-lançado pelo professor Roberto Dias Duarte, recorrente pesquisador do tema e autor de livros que se tornaram referência, como “Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento” e “Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-Sped”.

“No curto prazo, isto é, nos próximos 12 meses, os serviços de BPO Financeiro estão sendo bastante demandados, tanto que atualmente quase 30% dos escritórios de contabilidade já dispõem dessa oferta em seu portfólio, e 40% desejam tê-la, demonstrando assim que o tema é prioritário para 70% do mercado contábil.”

Segundo o especialista, esta tendência mostra que as empresas de serviços contábeis estão buscando novas formas de gerar receita, delineando estratégias inovadoras para captar clientes e aumentar a produtividade.

“Os empresários contábeis estão investindo novas tecnologias, a exemplo de ferramentas para a integração de sistemas de gestão de clientes, tema que tem pautado a agenda da maioria do mercado, seja nos grandes ou pequenos escritórios”, salienta Duarte, para quem a principal diferença entre grandes escritórios e pequenos está no fato de que 40% dos primeiros já estão mais avançados na oferta de implantação desse tipo de serviço, enquanto 25% querem atender a esta demanda.

Outra descoberta importante foi que a receita média no mês de junho de 2020 das empresas de contabilidade que ofertam BPO foi 57% maior que a média geral do mercado. Além disso, elas tiveram um crescimento líquido nas receitas mensais de 2% , durante o primeiro semestre, enquanto a média geral do mercado foi um decréscimo de 2%. “Este fenômeno evidencia uma clara tendência. Escritórios mais inovadores prosperam, mesmo em meio a um grave momento social e econômico”, destaca o pesquisador.

Estudo

A pesquisa foi realizada a partir de dados provenientes de 475 respostas de sócios, proprietários, diretores, gerentes, coordenadores e gestores de organizações contábeis.

Participaram profissionais de todas as unidades da Federação, exceto os estados do Acre e Amapá. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), até 31 de agosto, o Brasil tinha 71.606 organizações contábeis em atividade. O intervalo de confiança foi de 4%, indicando que os resultados da pesquisa refletem as opiniões reais da população total, com o índice de confiabilidade chegando a um nível de confiança de 95%.

O estudo completo pode ser baixado aqui.

Necessita de uma consultoria?

A Fambec é uma empresa de Tecnologia e Consultoria focada em prover soluções para a área fiscal, presente no mercado desde 2009, atuando com uma base de clientes em vários seguimentos de mercado tanto empresas nacionais como multinacionais. Além de soluções em softwares, trabalhamos com serviços técnicos, assessoria tributária e compliance abrangendo as esferas, Estadual, Municipal e Federal.

Nossa equipe é formada por especialistas com longa experiência nas tratativas e processos das obrigações acessórias. Comprometidos com resultados em todos os estágios do processo, focados em segurança, qualidade e satisfação dos nossos clientes.

Solicite o contato de um de nossos especialistas!

Fonte:

Portal Contábeis

Deixe uma resposta


Rua Bélica Barbosa Lima, 46 – Cj. 33  e 34 Vl. Paulo Silas – SP

(11) 2503-0681

(11) 2503-0682